sábado, 21 de agosto de 2010

SENSUALIDADE E VAIDADE
(I Coríntios 6:12-19)

Vemos nos dias de hoje uma grande valorização do corpo. Você é o que a sua aparência é. O ter é valorizado. Não estamos falando só de bens materiais aqui, mas também do ter o corpo ideal. Os transtornos alimentares e o grande número de cirurgias plásticas realizadas atualmente são fenômenos deste tempo em que há uma procura exagerada pela beleza, pela perfeição física. Dentro desta questão os dois assuntos abordados se entrelaçam: a vaidade é o ter e a sensualidade é o mostrar que tem.

No texto de Ezequiel 16:15 podemos ver como a sensualidade e a vaidade se relacionam: "Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia, graças a tua fama; e te ofereceste a todo o que passava, para seres dele."

MAS SERÁ QUE ESSA É A VONTADE DE DEUS PARA AS NOSSAS VIDAS?

Romanos 12:2, diz: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita vontade de Deus." Então só podemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus indo na contramão do que vemos neste mundo.

Mas se o que vemos por aí, não é a vontade de Deus para nós? Como Deus quer que usemos nossos corpos?

Em I Coríntios 6:13, podemos achar a resposta: "Os alimentos são para o estômago, e o estômago para os alimentos, mas Deus destruirá tanto esses como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo." Neste versículo entendemos que o nosso corpo não é para a impureza.


Mas o que pode ser considerado impureza?

Impureza é tudo aquilo que não é santo. Ainda em I Coríntios 6, no versículo 16, a palavra diz que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela. Impureza também pode ser prostituição, e este termo não se refere somente a vender o corpo, mas prostituição pode ser: o sexo antes do casamento, o "ficar", as roupas sensuais, e tantas outras práticas que são vistas como naturais na sociedade atual. Mas não devemos nos conformar com isto. Em I Coríntios 3:18, diz: "Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o corpo."

Aqui podemos entender a imoralidade: prostituição é o pecar pelo corpo. "... porque qualquer outro pecado é cometido fora do corpo", e também é o pecar contra o corpo.

O pecar contra o próprio corpo desagrada muito a Deus, pois como diz em I Coríntios 6:19: "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus e que não sois de vós mesmos?" A partir do momento em que recebemos o Senhor Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas, nosso corpo não pertence a nós mesmos, mas ao Espírito Santo e temos uma responsabilidade como morada de Deus.


Vimos como não agradar a Deus. Mas como podemos agradar a Deus com o nosso corpo?

A resposta está em Daniel 1:8, que diz: "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se." Só há uma forma de agradar a Deus com o nosso corpo, é não se contaminar com as iguarias do rei, com os conselhos deste mundo. Se o mundo diz que é normal trair o companheiro(a), ter relações sexuais antes do casamento, "ficar" ou beijar várias pessoas sem nenhum compromisso, exibir o corpo de forma sensual, nós não nos conformamos e nos separamos de tudo isso.

I Tessanolicences 4: 3-5, diz: "Pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abtenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus."

Se queremos ver o Senhor, precisamos nos santificar, pois o que o Senhor quer é uma geração inconformada com o pecado.

"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus" Hb 12:14


Por Andressa Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário